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UI-UX Design

Entendo a experiência do Usuário

UI-UX Design

13:58 07 setembro in SEO, UI-UX Design, Web Design
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A confusão entre as áreas de UX e UI é muito comum por uma questão de nomenclatura e porque estão profundamente ligadas por processos de trabalho e conhecimentos que são comuns entre elas.

 

USER INTERFACE – UI

Para entender essa diferença, é preciso saber que UI ou interface do usuário é por onde o usuário interage com o seu produto, todas as partes “físicas” que possibilitam que uma determinada ação de seu produto seja realizada.

A interface do usuário (UI) é responsável pela parte visual de um projeto, por onde o usuário interage com um determinado aplicativo, programa de computador, rede social, site ou até mesmo algum produto físico. É tudo aquilo que é perceptível visualmente em alguma plataforma e leva o usuário a uma interação positiva. Pode ser um botão, um menu diferente ou até mesmo um som.

O papel de um profissional de UI Design é guiar o usuário de forma simples, ao invés de complicar sua experiência criando um labirinto. Sendo assim, ele deve recomendar uma ação específica ao invés de mostrar várias com a mesma finalidade, deixar o caminho do usuário mais fácil para desfazer alguma interação, deixar bem claro o que pode ser clicado e selecionado, utilizar mais contraste do que similaridade e utilizar menos campos de preenchimento nos formulários, por exemplo.

USER EXPERIENCE – UX

Já UX ou experiência do usuário é a parte emocional, o quão amigável essa interação pode ser e os sentimentos que ele tem ao realiza-la.  Ela engloba toda a estratégia de design e desenvolvimento de um produto, como sua usabilidade, seu conteúdo e a arquitetura de informação.

É uma ciência que pensa exclusivamente na relação de um produto com o usuário, buscando torná-la mais natural e simples. A experiência do usuário (UX), abrange todos os pontos de contato entre a empresa e o consumidor, desde o anúncio que o levou até o website, até a embalagem em que a camiseta foi entregue, o produto em si, o atendimento por telefone, as interações nas redes sociais da marca, entre outros elementos. A experiência, neste caso, inclui valores afetivos que compõem a percepção do usuário, em relação à marca.

O UX design pode ser responsável por evitar 80% dos erros e por auxiliar de forma direta o trabalho de SEO do website. Ele também é responsável por um aumento de 80% nos KPIs. (key performance indicators, ou Indicadores-chave da performance do projeto). E no caso de E-Commerces, adaptar a plataforma para dispositivos móveis com base na experiência do usuário pode gerar um aumento de até 70% nas vendas.

Ou seja, para que o seu produto possa causar uma boa impressão é importante que toda a jornada do usuário, hierarquia de informação e todos os pontos de contato tenham sido pensados com muito cuidado pelo UX Designer e que o UI Designer consiga apresentar essas informações de maneira clara e visualmente interessante.

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