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Sua identidade visual renovada

24 exemplos de identidade visual renovada que deram certo

 

A identidade visual de uma marca é como um resumo de toda a sua história: ela representa o que a empresa faz, como faz, e qual é a “personalidade” do empreendimento. É por isso que os melhores logos são tão memoráveis. Mas, como veremos nestes exemplos de identidade visual redesenhada, às vezes chega a hora de mudar.

 

Isso porque a medida que uma empresa cresce, até mesmo para as grandes marcas, é preciso fazer uma ou outra reformulação na identidade visual, para adequar a nova imagem ao crescimento e as consequentes mudanças.

 

Vamos começar analisando em mais detalhes 3 exemplos de identidade visual que se renovou com muito sucesso e seguir citando muitos outros, para você conferir e se inspirar.

 

1- Starbucks

 

Em 2011 a conhecida franquia de cafés Starbucks fez mudanças significativas na identidade visual de seus produtos. A empresa passava por um período de recessão, e consequentemente, diminuição no número de vendas.

 

A empresa então tomou a decisão de explorar outros mercados, vendendo diferentes produtos (canecas, camisetas, sorvetes…) inclusive fora de suas lojas. Por conta dessa decisão, a palavra coffee (café) foi removida do logo. Uma equipe criativa teve então a missão de renovar a imagem da marca, repaginando também sites, embalagens, e todos os canais de comunicação. O resultado? Um aumento progressivo no número de vendas, expansão de mercado, e estabelecimento dela como umas das top of mind no segmento de cafeterias.

 

 

 

 

 

2- Pabst Blue Ribbon

 

A bebida não é muito conhecida aqui, mas para você entender do que se trata, até algum tempo atrás a Pabst Blue Ribbon (PBR) era sinônimo de bebida americana perfeita para aquelas pessoas que dão duro no trabalho e querem uma cerveja barata no final do dia.

Quando lançada na China, a identidade visual foi reformulada, e, diferente da versão americana, sua embalagem e logomarca ganharam ares mais sofisticados.

Para você se situar melhor, a China é o maior mercado cervejeiro do mundo, de acordo com o Euromonitor, e por lá, a maior procura é por bebidas alcoólicas de alto padrão. Assim, a reformulação da Pabst Blue Ribbon colocou a marca em um posicionamento favorável ao gosto chinês para cervejas caras. E se nos EUA elas eram vendidas por não mais que 2 dólares, lá na china, o preço é no mínimo U$44. Excelente exemplo de identidade visual que soube se adaptar a um novo público!

 

3- Natura

E para não dizer que só falamos de marcas estrangeiras, um case antigo, mas de sucesso é o da marca brasileira Natura. Em meados dos anos 2000, a marca resolveu que iria investir pesado em pesquisa e desenvolvimento, novas instalações das suas sedes, no e-commerce, e também no mercado exterior.

Para este novo momento, a empresa então fez pesquisas com colaboradores, consultoras e consumidores que apontavam que a imagem da Natura ideal era de uma personalidade elegante, ativa e atualizada, diferente da passada pela logomarca antiga, com um traço pesado que dava a ideia de algo estático, e tradicional. Logo, a imagem antiga não combinava com a proposta de maior investimento em expansão de negócios e nem com a audiência da marca.

A partir daí a empresa passou por um processo de reformulação da identidade visual. O resultado foi um logo com mais movimento, leveza e clareza, adequado a proposta de crescimento da empresa, e mais atrativo ao público alvo da marca. Consequentemente, a marca fidelizou o seu público antigo, e passou a ser melhor reconhecida entre seus prospectos.

 

4- Motorola Mobility

 

 

Comprada pelo Google em 2012, a companhia americana de dispositivos móveis adotou um visual mais com a cara da sua empresa-mãe. Embora não utilize as mesmas cores da gigante das buscas, ela adota um visual mais colorido e mudou a fonte com a qual seu nome é escrito, agora exibido em caixa baixa. Além disso, adicionou o slogan “a Google company” (“uma empresa do Google”) à sua marca. A Motorola Mobility está fazendo alterações em sua logo marca esta semana, a mudança para um novo tipo de letra todas em minúsculas esta um tanto mais fino e mais suave do que o clássico em negrito e itálico “MOTOROLA”, que foi usado por décadas. O famoso emblema “M” persiste, apesar de que vai ser apresentada em novas versões coloridas. O slogan “a Google company” agora também aparece abaixo do logotipo.

 

 

O que concluir com isso tudo? As empresas mudam e a imagem dela deve acompanhar estes processos. Se a sua empresa tem a oportunidade renovar o posicionamento da imagem da marca, readequar as atualizações de interesses e público-alvo, e ainda melhorar o relacionamento com a base de clientes, por que não?

 

Mais 9 exemplos de identidade visual que mereceram uma boa mudança

 

Em alguns casos, a empresa não tem interesse em mudar o posicionamento da marca, apenas atualizar o logo. E sobre esses casos que trouxemos estes novos exemplos de identidade visual.

 

Como você sabe, o posicionamento de uma empresa deve ser traduzido em todos os pontos de contato entre a marca e o consumidor. É por isso que o logotipo é tão importante: ele é o rosto, a face, a representação da personalidade de uma marca porém, em alguns momentos, o logotipo pode ficar desatualizado e o posicionamento da marca ou o próprio mercado podem mudar.

 

O que é importante saber é que um redesign de logotipo pode ir de uma revolução total na identidade visual a apenas alguns pequenos ajustes. Isso depende de cada projeto, do objetivo que a empresa tem e do posicionamento e essas mudanças podem trazer vantagens significativas para seu negócio que pode ficar melhor posicionando no mercado e com isso lucrar mais.

 

5- Galvão

 

 

6- Carrefour

 

 

7- Citroen

 

 

8- Coral

 

 

9- Pão de Açúcar

 

 

10- Walmart

 

 

11- Vale

 

 

12- Audi

 

 

 

11 exemplos de identidade visual modernizada

 

Muitas empresas vêm reformulando a sua identidade visual, deixando-a mais moderna e com uma visualização mais clara, principalmente, pelo fato de estarem agregando seus produtos ou serviços a internet. Desta forma podem utilizar em suas campanhas de marketing um logo que alcance o público online e offline sem interferir a mensagem que deseja passar.

 

Veja abaixo exemplos de identidade visual que mudou, em alguns casos como o primeiro, radicalmente!

 

13- Discovery KIDS

 

 

14- Argos

 

 

15- Animal Planet

 

 

16- AT&T

 

 

17- BigTen

 

 

18- Cisco System

 

 

19- Delta

 

 

20- GAP

 

 

21- Google

 

 

22- KFC

 

 

23- Kraft

 

 

24- MSN

 

 

 

 

O que concluir com isso tudo? As empresas mudam e a imagem dela deve acompanhar estes processos. Se a sua empresa tem a oportunidade renovar o posicionamento da imagem da marca, readequar as atualizações de interesses e público-alvo, e ainda melhorar o relacionamento com a base de clientes, por que não?