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Estudo de cores e suas aplicações no MKT

A INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Desde a antiguidade até os dias de hoje as cores são uma representatividade do nosso mundo. O homem busca a cor para se expressar, citando por exemplo pinturas corporais de guerreiros antigos e indumentárias de cortes do mundo inteiro, mostrando nobreza e status. Visitando as grandes catedrais, podemos ver os vidrais coloridos e bem trabalhados, tudo nas cores que para quem está observando entenda a mensagem que deve ser passada. Muitas vezes dependendo da região, podem ter um significado sem uma descrição ou sendo conhecidos universalmente como os sinais de trânsito, definidos pelo verde, amarelo e vermelho. Expressões como “roxo de raiva” ou “vermelho de vergonha” com certeza já foram ouvidas. Não há como negar, o homem é atraído por uma infinidade de tons e cores. As cores exercem um papel psicológico importante. Elas são usadas para estimular, acalmar e no caso da propaganda, vender. Utilizando-se delas para despertar sensações, atrair e influenciar na escolha. A publicidade e propaganda não vende assim por dizer, mas busca criar o estímulo para levar o cliente até o produto ou serviço. Quando a agência de publicidade escolhe a cor para a campanha ou peça, tenha certeza de uma coisa, foram horas pesquisando a cor correta para atingir o target e ficar equilibrado com a arte. Portanto, quando você ver uma logomarca, peça de outdoor ou display, pense antes de querer trocar a cor para uma que você acha bonitinha. Vejamos algumas tabelas mostrando o que cada cor tem como significado na propaganda e elas sendo aplicadas em marcas conhecidas mundialmente.

Como funcionam as cores na publicidade

Todos já devem ter ouvido pelo menos alguma vez de que as cores possuem influência sobre algo, seja aquela camiseta branca na virada de ano novo ou as paredes da casa de cores calmas para relaxar a mente.

Mas, antes de falarmos sobre cores, precisamos entender um pouco a psicologia delas, já que isso está diretamente ligado nas decisões. Por exemplo:

  • 93% dos consumidores avalia os produtos pelo aspecto visual;
  • 87% deles avaliam os produtos pela cor;
  • 40% das pessoas leem anúncios melhor em cores;
  • 2 em cada 3 consumidores dizem NÃO ao produto caso ela não tenha na sua cor favorita.

E as cores na publicidade? Elas significam algo?
Algumas marcas conhecidas são o exemplo perfeito de como as cores têm influência, tanto que até adotaram uma cor que a representa. Por exemplo, se eu te perguntar de o que te vem a cabeça quando eu faço vermelho e amarelo? Ou então vermelho com branco? Verde com Preto? Tenho certeza que você automaticamente pensou em algumas marcas famosas.

Além de passar 80% de reconhecimento, as cores influenciam e muito na confiança do consumidor em sua marca, e uma cor usada de forma errada pode literalmente acabar com o seu negócio.

Cada cor tem um significado, mas se não utilizadas corretamente pode trazer em alguns casos sentimentos contraditórios. Há 13 cores principais na psicologia que não podem ser substituídas por nenhuma outra, veja cada uma delas com o seu significado: